Como Saber Quais São Os Tons de Cores Mais Favoráveis Pro Seu Tom de Pele

O jeito mais eficaz de ficar sabendo quais os tons de cores são favoráveis pro seu (sub)tom de pele é fazer uma Análise Cromática in loco com uma Consultora de Estilo. Desta maneira você fica sabendo se tem um undertone quente, frio ou neutro e em qual das 12 estações (Primavera Pura, Primavera Viva, Primavera Clara, Outono Puro, Outono Escuro, Outono Opaco, Verão Puro, Verão Claro, Verão Opaco, Inverno Puro, Inverno Vivo, Inverno Escuro) você se encaixa. Isso mesmo, existem 12 estações na Análise Cromática.

Repare que o tempo todo eu falo sobre tons de cores e não cores per se. Porque não é que pessoas da estação tal não podem usar azul e ponto final; podem. O que acontece é que pra cada estação vai ter tons de azuis que serão mais favoráveis do que outros. Por exemplo, para estação X os melhores tons de azul são azul bebê, azul marinho e azul lavanda. Pra Y serão azul petróleo, royal e celeste. Deu pra entender?

Ao fazer esta Análise Cromática você recebe uma cartela de cores pessoais com mais ou menos uns 50 tons de cores que mais lhe favorecem. E cada estação tem lá os seus 50 (e poucos) tons de cores. Como pra fazer esta análise só é possível através de um teste presencial o que eu posso fazer neste post é te ajudar a ter uma noção melhor pra avaliar os tons de cores em você. Por você mesma. Porque sim, assim também é possível. Você so não vai ficar sabendo qual é a sua estação nem ter cartelinha pra levar pras próximas compras. Vai ser na base do teste sobre cada peça.

E sim, precisa de um pouco de prática e persistência pra ficar craque. Se precisar, pode trazer aquela amiga sua com bom olho pra estas coisas, aquela em quem você confia pra te ajudar a avaliar.

Então, vamos às dicas pra fazer esta avaliação:

Sempre que quiser saber se um tom de cor é seu amigo, procure um local com iluminação natural, com a luz do dia, mesmo que nublado. Evite luz interna. Você pode fazer este teste durante o dia, próximo à uma janela por exemplo. É bom cobrir o cabelo com um lenço ou touca cinza num tom mediano. Mas se não for possível, prenda o cabelo num coque pra trás pra pelo menos enxergar melhor o rosto.

É melhor fazer o teste sem maquiagem, claro. E também quando estiver sem bronzeado, mesmo que natural. Mas se quiser fazer com bronzeado artificial ou natural, tenha em mente que é uma boa refazer o teste quando estiver com a cor da sua pele natural. Porque às vezes, dependendo do bronzeado pode dar uma diferença. De qualquer forma, é bom saber qual é a sua paleta de cores amigas tanto pra uma situação quanto pra outra se elas forem diferentes.

Dito isso, coloque a peça que você quer saber se o tom lhe favorece logo abaixo do queixo e veja como o seu rosto reage a ela:

  • Seus olhos ficaram brilhantes?
  • O branco dos olhos ficou mais branco?
  • O seu sorriso ficou mais limpo e bonito?
  • Sua pele ficou mais iluminada? As ruguinhas foram amenizadas?
  • A cor te deu um up no geral? Te deixou com um ar mais saudável?

Se respondeu sim pra estas questões então o tom é seu amigo.

Se por outro lado o tom te deixou com:

  • Ar cansado.
  • Apagado no geral.
  • Olhos mais opacos.
  • Rugas e outros defeitos mais aparentes.
  • Sorriso amarelado.
  • Pele menos viçosa.
  • Ar meio doente, gripado.

Então, o tom da cor não é seu amigo.

Detalhe importante: o tom de cor favorável é o tom a ser considerado pra ser usado perto do rosto em tops, echarpes, cachecóis etc e tal. E também nos tons de maquiagem. Ele é aquele que vai te dar um up instantâneo.

Se tiver um tom de cor que você adora mas notou que ele não é seu melhor amigo, pode usá-lo numa peça longe do rosto como um sapato, uma bolsa ou calça, saia e afins. Aí não terá problema.

Ou então capriche na maquiagem se decidir um tom nada amigo perto do rosto. Às vezes, dependendo de quão desfavorável o tom é, nem com maquiagem vai dar uma amenizada. Mas enfim, up to you.

2 comentários em “Como Saber Quais São Os Tons de Cores Mais Favoráveis Pro Seu Tom de Pele

Adicione o seu

  1. Pingback: Lola Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: