O Que Vestir Pro Home Office

Trabalhar em casa, nestas últimas semanas tem sido a nova rotina pra um monte de gente devido à necessidade de ficar em casa causada por esta batalha terrível (e assustadora) contra a pandemia do CoronaVirus. E com esta novidade pinta aquela dúvida: o que que eu uso pra trabalhar em casa? Pijamas? Loungewear? Roupa de Trabalho? Maquiagem ou nem?

Se precisar, basta acrescentar uma jaquetinha, cardigan ou blazer.
Fotos: NordstromRack

Olha, isso depende muito do tipo de trabalho que você faz e de quem você é. Pra algumas pessoas se arrumar como se fosse ir pro trabalho e permanecer arrumada o dia todo ajuda a colocar a pessoa na vibe certa. Já outras trabalham de boa de pijamas ou loungewear. Eu como blogueira que fui por 11 anos trabalhava tanto de loungewear como com roupa de trabalho com a mesma produtividade. Sempre com um pouco de maquiagem. Sempre apresentável pro que desse e viesse. Raramente ficava de pijama. Só quando estava meio down com alergia e precisava trabalhar. Aí até na cama ficava. Aliás, eu confesso que pra blogar e escrever eu bem que gosto da minha caminha. Mas sempre arrumadinha. E descalça. Porque sim, em casa, adoro ficar descalça. Mas se por algum acaso tivesse vídeoconferência de trabalho, colocaria um calçado.

Hoje em dia, como sou entusiasta de malhação e sobretudo de yoga, roupas com esta vibe também fazem parte do meu guarda-roupa home office. Mesmo porque aproveito os intervalos pra dar uma alongada ou meditada.

Loungewear bom é assim: básico, confortável e arrumadinho.
Fotos: NordstromRack

E por falar em vídeoconferência… se o seu trabalho exigir que você faça vídeoconferências, vídeos etc, aí é bom sim se vestir com roupa de trabalho normal, bem profissional e da cabeça aos pés, com maquiagem inclusive. Do tipo que você usaria se fosse trabalhar, com o dresscode da sua empresa. Porque mesmo que você só apareça da cintura pra cima, vai que você tem que levantar pra pegar algo (documento, água etc) e por isso você tenha que revelar o que está usando da cintura pra baixo… Sacou o problema, né? Então…

Um pouco mais arrumada.
Fotos: NordstromRack.

Agora, se você não tem nenhum contato da sua casa com a sua empresa via vídeos e afins, aí você pode escolher o que vai usar. Dito isso, mesmo que você não use a sua roupa de trabalho, é sempre bom usar algo mais pro arrumadinho. Algo sem buracos, rasgos, uma roupa que se você precise sair, estaria pronta para. Algo confortável sim, mas também inspirador. Algo que te coloque na vibe agora é hora de trabalhar. Use um pouco de maquiagem pra dar uma acordada no seu look, como uma batonzinho claro, blush e lápis ou rímel. E um perfume em você e um óleo essencial como o de lavanda, alecrim e de limão no ambiente. Eles ajudam a melhorar o foco e a concentração e a mandar o estresse passear em outro lugar.

Salto é uma possibilidade, mas não é necessário. Pode trocar por sapatilhas ou sandálias baixas.
Fotos: NordstromRack.

E sim, se o seu trabalho de casa não exige um dresscode específico, vale super a pena investir num guarda-roupa com peças loungewear de arrasar pra trabalhar remotamente. Mas não precisa comprar muitas e nem muito menos gastar horrores com isso. Pense num combo de legging com um suéter. Ou com camiseta e blazer. Ou cardigan. Ou com uma bata. Vale uma calça jeans ao invés da legging. Ou uma calça chino. Um vestido pra sair, mas confortável. Numa vertente mais arrumada pode pensar numa calça pantalona e uma camisa ou blusa. Vale ter sempre à mão um blazer, cardigan ou jaquetinha pra se precisar dar uma arrumada no look. Nos pés vale uma sapatilha, um tênis, uma bota ou mesmo uma sandália.

E se o seu trabalho exige um dresscode específico e você precisa fazer vídeoconferência, invista mais em peças que você usa no seu top e menos peças na parte de baixo. Por exemplo, tenha mais camisetas, camisas, blusas e etc e menos calças e saias. Blazer, cardigan e jaquetas também não precisam de muitos não.

Cardigans e blazers à mão no caso de.
Fotos: NordstromRack.

Outras dicas importantes que podem te ajudar a manter o foco e a se adaptar a esta nova rotina:

Tenha uma rotina, ritual de trabalho em casa. Tenha horário pra começar, break, almoço e terminar. Lógico que às vezes isso pode não ser possível, aí deixa rolar. Mas de uma maneira geral, tente manter os horários dentro da rotina. Se levante, faça a sua ginástica, dê atenção aos filhos e bichos, tome o seu café ou cházinho da manhã, tome uma ducha, se arrume e comece o seu home office.

E sim, tenha um local que seja a sua estação de trabalho dentro de casa. Sempre arrumada, organizada, profissional.

Se morar com outras pessoas, avise que você está trabalhando e que não é pra ser incomodada. Especialmente se estiver numa vídeoconferência ou chamada telefônica. Se for possível é até uma boa trancar a porta com a chave pra evitar surpresas.

É uma boa também deixar o almoço já preparado ao invés de preparar na hora do almoço. A não ser que seja algo rápido e dê pra preparar, comer e relaxar na sua hora de almoço e que de certa forma te ajude a desanuviar um pouco.

Tire alguns minibreaks pra um cházinho, dar uma andada, espairecida.

E se possível, se desligue das mídias sociais no horário de trabalho. Elas distraem muuuuito e te fazem render menos. Sei bem disso. Você pode colocar na sua rotina uma olhadinha nas mídias sociais nos seus minibreaks ou na hora do almoço. Ou se você for daquelas que se perde quando vai dar uma olhadinha por lá, deixe pra ver o que está rolando depois do seu horário de trabalho.

E não esqueça, nestes tempos de pandemia: se tiver que sair, mantenha distância social de 1 metro, nada de beijinhos, abraços e apertos de mão. E independente de tudo isso, lave bem as mãos. Se não der pra lavar, use álcool gel. E sempre que voltar pra casa, lave as mãos imediatamente e tome banho, principalmente se tiver em casa alguém do grupo de risco. Tudo isso é muito importante pra que possamos ganhar esta guerra com este novo vírus.

#FiquemBem #ForçaAí #SeCuidem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: