Arrumando O Armário

Se você ainda não sabe, uma boa medida quando o assunto é o seu armário é arrumá-lo umas duas vezes ao ano: no começo da estação fria (Outono) e no começo da estação quente (Primavera). Especialmente, mas não somente pra quem tem um armário deveras reduzido em espaço. E quando eu falo arrumação aqui leia-se, fazer uma grande arrumação, daquelas que você limpa, faz a limpa no que pretende rifar, doar ou aposentar (depois explico o que isso significa), separa o que precisa de reparo e organiza pra deixá-lo redondinho pra estação.

Com isso em mente, quando for fazer a sua grande arrumação da estação, tenha o seguinte em mente:

Reserve um dia longo pra fazer tudo de uma vez. Ou faça em etapas, se já tiver configurado onde vai guardar o quê.

Uma boa é tirar tudo do armário fazendo montinhos: mantidos, doados, pra reparos e aposentadas.

O montinho das aposentadas seriam daquelas peças que você não tem certeza absoluta se quer de fato doar (ou vender, se estiver precisando da grana) ou vai manter por razões sentimentais ou mesmo usáveis. E tem ainda aquelas peças que não vão servir mais pra determinada estação como casacos, suéteres e cia quando a estação quente chegar, por exemplo. Estes também podem ficar no montinho das peças aposentadas.

E depois de decidir o que vai pra onde, recoloque as roupas no armário de acordo. As que precisam de reparo, leve para reparo asap. E só as retorne pro armário quando estiverem prontinhas pra uso.

As que vai doar/vender, dobre tudo direitinho e coloque em sacos ou caixas e doe ou reserve pra venda dentro deles.

Sobre as aposentadas: as peças que você está na dúvida, coloque numa caixa linda ou num saco e deixe numa prateleira lá de cima do armário e na próxima arrumação avalie se ainda precisam ficar no montinho das aposentadas ou se podem ser recolocadas no armário (mas só se for de fato usar, né?) ou se serão doadas/vendidas. Não esqueça de lavar e passar estas roupas do montinho de aposentadas pra guardá-las limpinhas.

Ainda sobre as aposentadas: se você não tiver espaço espaço no armário pode armazenar aquelas peças que não servem pra determinada estação numa caixa ou saco numa prateleira alta ou pode colocar dentro de alguma mala que tenha. Ou se tiver espaço pode deixar no armário mas no fundo das prateleiras/gavetas ou na parte menos visível do armário, tipo nos cantos. Deixe que as peças da estação fiquem mais à vista. Isso ajuda a manter a rotatividade delas. E roupa boa é aquela que a gente usa. O máximo possível. E bem.

Dá pra organizar as suas roupas de várias maneiras: por uso (social, de ficar em casa, trabalho etc), por tipo (todas as camisas ficam juntas assim como todas as calças, casacos, vestidos, saias, camisetas etc) ou num mix dos dois.

Dito isso: é bom ter pelo menos uma gaveta pra roupas íntimas como calcinhas, sutiãs, cuecas etc assim como uma pra roupa de dormir, uma seção pra camisetas e roupas de ficar em casa.

Se você é uma pessoa que só consegue enxergar o uso de um terno, por exemplo, como aquele terno, seria uma boa ideia desmembrá-lo na hora de guardar deixando a calça na seção das calças e o paletó junto com blazers/paletós. Se não for um problema pra você, pode guardá-lo como terno.

E isso vale pra todo e qualquer conjuntinho que você tiver. Porque as peças podem e devem ser usadas separadamente também. Este desmembramento físico ajuda no mental e pode ajudar a maximizar o uso das peças.

Detalhes que vale a pena mantrar:

Peças de couro e camurça não se dobra, se pendura.

Já suéteres, cardigans, peças pesadas de lã ou de cashmere, tricôs e crochês em geral se dobra, não se pendura.

Camisas se pendura. Ou até podem ser dobradas, mas naquela vibe dobrada de lojas, saca qual? Então.

Blusas se pendura.

Camisetas até podem ser penduradas, mas ficam melhor dobradas. E a la Marie Kondo, sempre deixando à mostra um pouco da estampa pra poder acessá-la rápido e sem bagunça.

Blazers e paletós se pendura.

Calças também. Mesmo as informais. Com exceção das calças jeans. Estas podem ser penduradas ou dobradas e emprateleiradas.

Saias podem ficar penduradas ou dobradas. Quanto mais arrumada, melhor pendurar.

Shorts e bermudas dá até pra pendurar, mas eu recomendaria dobrar. A nnao ser que seja uma bermuda mais alinhada, aí pode pendurar.

Vestidos se pendura.

Casacos idem.

Roupas de ginástica podem ser penduradas e ter a sua seção no armário se tiver espaço pra ela. Se não ficam bem dobradas. Em gavetas ou prateleiras.

Quando for organizar os seus acessórios, deixe-os à vista o máximo que der pra ter uma ideia das suas opções na hora de se arrumar. Se não estão à vista a gente esquece que tem e aí não usa.

Gravatas ficam melhor guardadas enroladas do que penduradas. Mas se for pendurá-las, nunca as deixe com o nó já dado.

Cintos podem ser pendurados ou enrolados.

Scarves e lenços podem ser dobrados. E guardados em caixinhas dentro do armário ou gavetas. Cachecóis podem ser dobrados, enrolados ou pendurados.

Chapeús podem ficar guardados em caixas ou pendurados na parede ou em ganchos. Ou em prateleiras.

Sapatos podem ficar em prateleiras, na sapateira ou no espaço que tiver pra eles. Se for guardá-los em caixas, as com visor são as melhores. Mas se não tiver, escreva qual é o par ou coloque uma foto deles por fora.

Eles podem ficar na prateleira um na frente do outro, os dois juntos iguaizinhos ou um pra frente e o outro mirando pra trás. Tudo vai depender do espaço que você tiver. E do seu gosto.

Botas com canos longos precisam de um suporte interno pra ficarem em pé. Sabe aqueles tubos compridos que se usa na piscina pra boiar? Pode cortar um pedaço que segure o cano e se valer dele pra isso. Ou garrafas de água vazias e secas, inclusive por dentro.

Reserve ganchos, prateleiras ou mesmo atrás da porta pra suas bolsas.

E sim, procure manter o seu armário sempre organizado. E limpo. Pendure ou engavete as roupas limpas logo após a lavagem e passada. Retorne as usadas logo após pegarem um ar e se refrescarem.

Aliás, manter o seu armário sempre limpo e organizado é o primeiro passo pra ter um armário ready-to-wear que vai facilitar e otimizar (e muito!) a sua zapeada diária por ele. E isso vai inclusive te poupar tempo na próxima arrumação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: